Durante muito tempo achei que não precisava de "auxiliares de memória".
Depois comecei a reparar que eram demasiadas as vezes que ia ao supermercado e acabava por não trazer aquilo que "realmente" faltava e, quem diz compras de supermercado diz outras tarefas que mesmo não sendo urgentes acabavam por ficar esquecidas.
A lista das faltas de supermercado comecei a fazer (quase sempre) na véspera, mas acontecia também algumas vezes um ou outro produto que já não havia e como eu não o via na prateleira esquecia-me de apontar.
Lembrando-me de umas listas de compras que o Continente em tempos teve, resolvi fazer a "minha" lista de compras, um ficheiro word, dividi por várias categorias de produtos e depois de alguns ajustes consegui chegar à MINHA lista de compras.
O passo seguinte, e inspirada noutros blog´s sobre organização foi começar a fazer a ementa semanal. Quando realmente a faço (muitas vezes não faço), costumo usar a folha da lista de compras, e nas costas faço a ementa, aponto logo o que faz falta para essas refeições e depois das compras feitas fica presa no frigorífico.
Quando faço mesmo tudo direitinho, tenho duas listas presas no frigorífico, a que tem a ementa a seguir e aquela onde vou apontado as próximas compras.
E as outras tarefas?
Quantas vezes deixam alguma coisa para fazer determinado dia porque têm de ir obrigatoriamente àquele sitio e depois... se esqueceram?
A mim aconteceu mais vezes do que eu queria.
Quando estive de férias no verão, só ás 3h da tarde no ultimo dia útil me lembrei que TINHA que ir ás finanças.
Agora nas férias do Natal, que estive em casa com a M. estava planeado ela ir apanhar uma vacina, esqueci-me de marcar no Centro de Saúde...
Por causa de episódios como estes resolvi já a cerca de 2 anos começar a usar agenda. Comprei uma agenda toda gira, diária para supostamente ir apontando "aquelas" tarefas que constantemente me esquecia.
Nunca soube usar convenientemente a agenda, não estava habituada a usá-las e continuavam a ser mais as vezes que riscava tarefas de uns dias para os outros e aquilo tudo rabiscado começou-me a chatear.
Inspirada no bloco de notas da
Joana, arranjei um
caderno A5, umas etiquetas coloridas para dividir as tarefas/apontamentos por temas, uma bolsa onde o colocava juntamente com mais alguns papeis que precisasse e a coisa foi correndo bem durante uns meses.
Os meus apontamentos já tinham ocupado mais de metade do caderno e eu já me estava a chatear de ver tudo escrito/rabiscado/usado.
O que eu gosto mesmo é de cadernos vazios para escrever.
Depois de me ter esquecido da vacina da M. achei que bastava.
Tinha que me organizar!
Já tinha namorado esta agenda na staples algumas vezes, mas como não era barata achei que era dinheiro mal empregue para eu não usar.
Analisando melhor, é uma agenda de argolas (sem ter argolas) que podemos acrescentar e tirar as folhas que já estão usadas, acrescentei uns separadores, que têm umas bolsas onde tenho o horário das aulas da M. e a ementa da escola. Acrescentei também (vê-se na 2ª foto) aquilo que eles chamam de bloco de apontamentos, que são aquelas folhas mais pequenas, que uso como INBOX, tudo o que me lembro, escrevo aí.
As 12 ultimas folhas fiz corresponder cada uma a um mês, onde vou apontando o que deve ser feito obrigatoriamente nesse mês (tarefas anuais/semestrais) e na parte de trás tenho a lista dos aniversários desse mês.
Para já está a resultar. Só a sensação de saber que não tenho de arrancar folhas e não tenho de andar com os rabiscos de há 6 meses atrás...
Curiosamente, passados uns dias "descobri" um
um outro blog sobre organização, pelo qual me apaixonei e descobri que a Jen, para este ano escolheu uma agenda igual à minha.
Bem, a dela está mais planeada, mais dividida, mas eu estou no bom caminho.
É comum enquanto conduzo, e muitas vezes sozinha, ter ideias para os meus crafts ou mesmo de coisas que quero/preciso fazer, para estas ocasiões habituei-me a usar o gravador de voz do telemóvel. Tem sido útil.
Uma vez por semana reúno papeladas e ideias.
É uma das coisas que gosto de fazer ao domingo de manhã, quando a casa ainda dorme e eu penso melhor.
Ontem, foi à hora do lanche.
Andar "perdida" no blog da Jen deu-me tantas ideias...
Resolução para 2013
Organizar a minha casa.
Mudei-me para esta casa em Agosto de 2009 e, algumas coisas por falta de verba na altura, outras porque "foram ficando assim", nunca foram realmente organizadas/decoradas como realmente queríamos.
Se para algumas divisões implica gastar mais algum dinheiro, para outras são coisas simples e baratas de fazer acontecer.
Ao mês de Janeiro coube a minha divisão maravilha - a lavandaria.
Gostavam de ver o antes e o depois?
E vocês como se (des)organizam?
Ou sou eu a única?
Um Beijo
Maria