segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A minha (des)Organização




Durante muito tempo achei que não precisava de "auxiliares de memória".
Depois comecei a reparar que eram demasiadas as vezes que ia ao supermercado e acabava por não trazer aquilo que "realmente" faltava e, quem diz compras de supermercado diz outras tarefas que mesmo não  sendo urgentes acabavam por ficar esquecidas.

A lista das faltas de supermercado comecei a fazer (quase sempre) na véspera, mas acontecia também algumas vezes um ou outro produto que já não havia e como eu não o via na prateleira esquecia-me de apontar. 
Lembrando-me de umas listas de compras que o Continente em tempos teve, resolvi fazer a "minha" lista de compras, um ficheiro word, dividi por várias categorias de produtos e depois de alguns ajustes consegui chegar à MINHA lista de compras. 
O passo seguinte, e inspirada noutros blog´s sobre organização foi começar a fazer a ementa semanal. Quando realmente a faço (muitas vezes não faço), costumo usar a folha da lista de compras, e nas costas faço a ementa, aponto logo o que faz falta para essas refeições e depois das compras feitas fica presa no frigorífico. 
Quando faço mesmo tudo direitinho, tenho duas listas presas no frigorífico, a que tem a ementa a seguir e aquela onde vou apontado as próximas compras.



E as outras tarefas?
Quantas vezes deixam alguma coisa para fazer determinado dia porque têm de ir obrigatoriamente àquele sitio e depois... se esqueceram?
A mim aconteceu mais vezes do que eu queria.

Quando estive de férias no verão, só ás 3h da tarde no ultimo dia útil me lembrei que TINHA que ir ás finanças.
Agora nas férias do Natal, que estive em casa com a M. estava planeado ela ir apanhar uma vacina, esqueci-me de marcar no Centro de Saúde...

Por causa de episódios como estes resolvi já a cerca de 2 anos começar a usar agenda. Comprei uma agenda toda gira, diária para supostamente ir apontando "aquelas" tarefas que constantemente me esquecia.

Nunca soube usar convenientemente a agenda, não estava habituada a usá-las e continuavam a ser mais as vezes que riscava tarefas de uns dias para os outros e aquilo tudo rabiscado começou-me a chatear.

Inspirada no bloco de notas da Joana, arranjei um caderno A5, umas etiquetas coloridas para dividir as tarefas/apontamentos por temas, uma bolsa onde o colocava juntamente com mais alguns papeis que precisasse e a coisa foi correndo bem durante uns meses.
Os meus apontamentos já tinham ocupado mais de metade do caderno e eu já me estava a chatear de ver tudo escrito/rabiscado/usado.

O que eu gosto mesmo é de cadernos vazios para escrever.



Depois de me ter esquecido da vacina da M. achei que bastava.
Tinha que me organizar!

Já tinha namorado esta agenda na staples algumas vezes, mas como não era barata achei que era dinheiro mal empregue para eu não usar.
Analisando melhor, é uma agenda de argolas (sem ter argolas) que podemos  acrescentar e tirar as folhas que já estão usadas, acrescentei uns separadores, que têm umas bolsas onde tenho o horário das aulas da M. e a ementa da escola. Acrescentei também (vê-se na 2ª foto) aquilo que eles chamam de bloco de apontamentos, que são aquelas folhas mais pequenas, que uso como INBOX, tudo o que me lembro, escrevo aí.
As 12 ultimas folhas fiz corresponder cada uma a um mês, onde vou apontando o que deve ser feito obrigatoriamente nesse mês (tarefas anuais/semestrais) e na parte de trás tenho a lista dos aniversários desse mês.
Para já está a resultar. Só a sensação de saber que não tenho de arrancar folhas e não tenho de andar com os rabiscos de há 6 meses atrás...

Curiosamente, passados uns dias "descobri" um um outro blog sobre organização, pelo qual me apaixonei e descobri que a Jen, para este ano escolheu uma agenda igual à minha.
Bem, a dela está mais planeada, mais dividida, mas eu estou no bom caminho.

É comum enquanto conduzo, e muitas vezes sozinha, ter ideias para os meus crafts ou mesmo de coisas que quero/preciso fazer, para estas ocasiões habituei-me a usar o gravador de voz do telemóvel. Tem sido útil.

Uma vez por semana reúno papeladas e ideias.
É uma das coisas que gosto de fazer ao domingo de manhã, quando a casa ainda dorme e eu penso melhor.
Ontem, foi à hora do lanche.


Andar "perdida" no blog da Jen deu-me tantas ideias...


Resolução para 2013
Organizar a minha casa.
Mudei-me para esta casa em Agosto de 2009 e, algumas coisas por falta de verba na altura, outras porque "foram ficando assim", nunca foram realmente organizadas/decoradas como realmente queríamos.
Se para algumas divisões implica gastar mais algum dinheiro, para outras são coisas simples e baratas de fazer acontecer.

Ao mês de Janeiro coube a minha divisão maravilha - a lavandaria.

Gostavam de ver o antes e o depois?


E vocês como se (des)organizam?
Ou sou eu a única?


Um Beijo
Maria


12 comentários:

  1. Quase que me estava a ver neste post :) Durante muito tempo resisti às notas e lembretes, mas a confusão e esquecimentos foram tais que tive de me resignar :) Hoje faço tudo no tlm com lembretes sonoros...só para ter a certeza ;)
    Ah! Adorei o blog, vou voltar! :)) Sou também uma blogger viciada em fios!

    ResponderEliminar
  2. Há uns tempos atrás descobri a minha forma de me organizar... acaba por ser parecida à tua, mas aproveitei uma agenda antiga que já tinha. Mas fiquei a namorar a tua! bem gira!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sou doida por agendas, caderninhos, listas e canetas...faço listas para tudo e mais alguma coisa! Só me consigo organizar assim!!!!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua agenda. Eu também tenho andado numa luta pela organização, tenho até um blog onde vou falando dos meus avanços e recuos http://depoisdofimoregresso.blogspot.pt/ .
    Sabes me dizer se na Staples online tem essa agenda? Nunca vi na loja e também não estou a encontrar na loja online.
    Obrigada :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goreti

      Na staples está na secção cadernos

      http://www.staples.pt/Produtos/Caderno_ARC_Capa_Pele_Azul_Pautado_60_Folhas_A5

      Um Beijo
      Maria

      Eliminar
    2. Obrigada :) acho que vou comprar um igual :P

      Eliminar
    3. Obrigada :) acho que vou comprar um igual ao teu :P
      Beijo

      Eliminar
  5. Aqui por casa também funciona mais ou menos na mesma, é com lembrete no telemóvel e um bloquinho que também serve para adicionar o que é necessário fazer no dia seguinte,os aniversários estão todos marcados num calendário grande que tenho no frigorífico,mas a agenda é de certeza muito mais eficaz :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto de perceber que não sou a única pessoa que resolveu que este é o ano da organização :)
    Sempre usei agenda (houve uma altura em que fazia as minhas próprias agendas porque ainda não tinha encontrado uma com o espaço/organização que eu queria. o engraçado é que várias pessoas gostavam delas e acabei por fazer muitas para vender) e entendo-me bem com esse método para as "obrigações" do dia-a-dia porque adquiri há anos o hábito de a consultar todos os dias e de a trazer sempre comigo.
    O meu problema, como escrevi no meu blog, são mesmo as notas soltas que passo a vida a escrever e deixar por todo o lado (ideias para o blog, questões profissionais, assuntos domésticos, coisas de que me lembro, etc). Curiosamente também uso o gravador do telemóvel para as coisas de que me lembro quando não tenho onde escrever, mas ainda não arranjei um método de organização para todas estas coisas porque não me dá jeito ter tudo num único sítio (porque preciso mesmo de trazer sempre a agenda comigo e eu já ando sempre com tanta tralha às costas que seria impossível andar com um dossier ou coisa semelhante que reunisse tudo).

    Para já arranjei um pequeno dossier para o blog, que tenho em casa, com separadores para várias questões que se relacionam com ele, e nos próximos dias vou desenhar planificadores para ter sempre prontos a imprimir. Acho que o que me falta realmente é uma "inbox" que ande sempre comigo, para registar tudo e depois arquivar/registar noutros locais.

    E depois tenho este problema de precisar MESMO de ter as coisas em papel. Não me entendo com agendas digitais nem com métodos "intangíveis"!

    Ah! E continuo a adiar a ideia da caixa de receitas/ementa semanal de que falei no meu blog, mas não está esquecida e não vou desistir dela :)

    Boa organização/arrumação! :)

    - Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita

      Eu também gosto de ter agenda em papel, para abrir e folhear sempre que me apetece/preciso
      isso dos apontamentos TODOS digitais, ainda não me convenceu.

      Eliminar
  7. Olá
    Pois é ... acho que deve ser um problema comum, eu também me perco nos dias, então tenho um bloco para tudo, se vou a reuniões escola ou outras, listas para coisas certas para levar em viagens, (parece eu que viajo muito), para saídas enfim, umas quantas e diveras tarefas. Mas depois eu com as agendas sou um pouco desleixada e perco-as todas ás vezes vou a qualquer lado e vai um papel, depois claro está vai para o meu frigorifico que ás vezes parece que não tem porta é só papeis. A minha sorte é os lembretes a que recorro muito no tm leva o tempo a apitar porque senão.... esqueço-me de tudo. Mas esta é uma boa ideia e que dava para tudo, vou tentar copiar, mas é preciso é não a perder depois. :)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita