quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Neta de peixe...


Diz o ditado popular que "Filho de peixe sabe nadar", cá por casa, aplica-se mais: "neta de peixe".

Desde pequena que eu e as costuras nunca nos demos muito bem, mas nas costuras a sério, aquelas de fazer baínhas e coser botões. Talvez influenciada por uma mãe que também não tinha muito jeito nem vontade, e tinha onde recorrer quando precisava de umas bainhas numas calças, nunca tive vontade de me aplicar e aprender a fazer bem, embora quando é realmente necessário o faça.
Juntou-se o util ao agradável quando "arranjei" uma sogra "perita" nas costuras!

Há uns anos atrás resolvi comprar uma máquina de costura, porque queria inventar umas coisas, mas por pouco trabalhar com ela, de cada vez que tentava, precisava sempre de afinação (dizia eu) e perdia mais tempo a afinar a máquina do que o tempo que demoraria a fazer o que queria. Conclusão: as costuras continuaram a ir para casa da sogra...
A M. sempre que vai para casa da avó e ela tem coisas para coser na máquina a M. delicia-se de ver a avó e até já aprendeu a coser na máquina dela. O mesmo acontece com as costuras á mão, a M. gosta de pegar na agulha e coser qualquer coisa.
A semana passada chegou um dia muito atarefada ao pé de mim:
-"preciso de um bocado de tecido, daquele que cortaste das t-shitrts do pai!",
-"para quê?"
-"para fazer um vestido para a boneca"
-"então leva um desses bocados que eu cortei da minha camisa..."
-"está bem"

Entretanto fiquei a arrumar a cozinha depois do jantar e, quando dei por ela, estava muito bem instalada de agulha na mão e: "Já está, já fiz o vestido."




Em míuda, talvez mais nova que ela, lembro-me de pedir ás minhas avós para me fazerem roupas para as bonecas, ela fá-las sozinha....


Parte 2

A máquina de costura da minha sogra avariou-se e lá foi a minha para casa dela, até a dela ser arranjada, com uma única condição, que quando ela já não precisa-se, tinha que me ensinar definitivamente a trabalhar com ela.
À noite recebi um telefonema:
-"sabes por que é que não conseguias coser? a máquina tem sitio para duas agulhas e além de estar ao contrário estava no segundo buraco..."

O que dizer? Nada!
Vou aprender e  "dominar o monstro".  


Boa semana
Um beijo
Maria

3 comentários:

  1. Olha lá que perfeitinha a costura!

    Sabes, se quiseres podes aprender! Eu decidi aprender há cerca de um ano e já faço coisas que nunca pensei que conseguisse!

    ResponderEliminar
  2. Foi a única condição imposta para emprestar a minha máquina, quando fosse devolvida, tinha de haver um curso intensivo...
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  3. eu sou humana não um peixe .
    nenhuma das minhas avós e peixe
    apesar disso sei nadar muito bem.
    não e difícil.
    e depois se fosse um monstro não cabia la em casa

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita