quinta-feira, 16 de julho de 2015

"Tá Caro"



***

RESPOSTA PARA O "TÁ CARO":O preço do trabalho de uma Confeiteira...Uma senhora queria comprar um bolo e ligou para uma confeiteira, mas achou o valor um pouco alto e disse,de forma brusca : "Eu quero comprar o seu bolo , mas eu acho que o preço é muito alto . A confeiteira ficou um pouco desconcertada , mas respondeu: "Quanto você acha que eu deveria cobrar ?" A Sra. respondeu: "Farinha, Açúcar, Ovos,leite, chantili, leite condensado, etc ... "e deu um preço. A Senhora fez um cálculo e o preço final foi muito mais barato do que o preço original do bolo , mas a confeiteira lhe disse: "Tudo bem, farei o seu bolo ".A cliente ficou muito satisfeita de si mesma e contou a todas as suas amigas do fabuloso negócio que ela tinha feito. Na data combinada , recebeu uma caixa linda.Ela abriu a caixa e lá estavam os ingredientes , Farinha, açúcar, ovos, chantili ,etc .E muito nervosa a senhora vai procurar a confeiteira. "Como pode fazer isso comigo , eu lhe encomendei um BOLO e me envia uma caixa com apenas os materiais?." A confeiteira respondeu calmamente : senhora, você recebeu exatamente por aquilo que pagou se acredita que há algo faltando ... é necessário pagar.Moral da história:Quando se compra um Bolo, doce ou qualquer outra coisa feita à mão, de qualquer profissional, não se compra somente materiais ...também se compra nosso tempo, esforço, amor ,dedicação , noites sem dormir, dor nas costas, dor nas pernas, comemorações e apresentações dos nosso filhos que deixamos de assistir, etc...Por isso, valorize quem sempre adoça seus momentos especiais !

***


"Achei" este texto há dias no facebook.
Concordo TANTO.
Por vezes, se pensarmos no quão baixos são os preços de alguns produtos, é impossível que alguém ganhe dinheiro com eles, ao ponto de poder pagar salários justos. 
É uma bola de neve...

Serve para pensarmos 




12 comentários:

  1. Olá Maria!
    bem que verdade!!!
    Beijiinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Imagina que contabilizavas as horas todas que empregas num projecto e que pedias o mesmo valor €/h que pede uma empregada doméstica, vá...
    aposto que iam dizer isso mesmo: tá caro!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o texto, é mesmo, esquecem o valor do tempo e do trabalho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um belo texto e é por isso que eu não consigo vender nada que faço...pois dificilmente se paga tudo o que pomos na arte de ser artesã! Não consigo levar dinheiro...nem por explicações! O meu jeito de ver as coisas! Sou das que respeitem e muito o trabalho artesanal!!! Bj

    ResponderEliminar
  5. ... muito bom o texto!

    E quando dizem: - compro igual no chinês e mais barato.

    ResponderEliminar
  6. Nem mais! Debatemo-nos diariamente com essa questão, "Ah, que trabalho tão bonito... mas o preço está um bocadinho puxado". Aaaahhh irrita! O pessoal paga balúrdios por uma travessa cheia de batatas fritas, arroz e um pedaço de qualquer carne e umas folhas de alface a fingir que é salada, e não se queixa (!), apesar daquilo lhes fazer muiiiito mal à saúde, mas se tiverem de dar o mesmo valor por um trabalho artesanal já "está caro"... vá-se lá entender. Acima de tudo, penso que é também uma questão cultural, digo eu. Bjs ;)

    ResponderEliminar
  7. Muito bom texto realmente :) E muito boa lição a da confeiteira :D :D

    ResponderEliminar
  8. Nossa!!! É exatamente assim mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Não podia estar mais de acordo!!
    Já me aconteceu várias ouvir coisas do género "perdes tempo a fazer essas coisas, podias comprar igual e muito mais barato". Não percebem que eu não PERCO, GANHO tempo de qualidade e nunca perceberão que não há NADA igual ao prazer de ver sair as peças das nossas mãos, já sem contar o facto dessas peças serem ÚNICAS!
    Um beijinho e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  10. Que ótimo! É isto mesmo que acontece! Difícil, as vezes, escutar sorrindo as sandices que nos dizem sem perceberem que estão sendo até indelicados conosco...
    vou contar um acontecido aqui, no final do ano passado. Um rapaz, professor universitário, veio à minha oficina por ocasião do Natal, escolheu uns 10 cartões. Eu olhando ( um pouco espantada para a quantidade). Aí ele me pergunta o preço, eu digo e ele joga tudo sobre a mesa e diz:"muito caro". Eu impassível pergunto: "quanto vc ganha por hora/aula?" Ele responde e eu pergunto novamente: "este valor se refere também às horas que vc gastou para estudar e preparar sua aula ou isto você recebe à parte?" E ele ficou me olhando sem entender muito o meu raciocínio e eu continuei informando o tempo que gasto para confeccionar cada cartão. Peguei os cartões e carinhosamente os guardei e arrematei:"Se a finalidade dos cartões que você quer é apenas agradecer cumprimentos sociais acho que você deve comprar seus cartões numa papelaria qualquer, quando quiser algo especial venha pegar um desses." Bem, o rapaz é um sobrinho e pude "puxar a orelha".
    Temos que valorizar sim o tempo, o carinho, a dedicação que usamos para confeccionar cada peça. Está cara?É fácil? Então faça você mesmo, não é?
    Um abraço!
    Eglea

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita