domingo, 8 de setembro de 2013

A importância dos acessórios




Diz o ditado popular que "quem não sabe, não tem duvidas"...

Esta é uma verdade que posso também aplicar ao uso da minha máquina de costura.

Quando a comprei há cerca de 8 anos, foi com a vontade de fazer uns cortinados para a minha cozinha. Os cortinados foram feitos, com a ajuda da minha sogra é verdade, mas foram feitos. 
Depois disso, a máquina esteve sem ser usada alguns anos..., até ao ano passado.

Quando eu não sabia coser à máquina (agora acho que já sei um bocadinho...), achava que bastava enfiar a agulha, alinhar o tecido e o resto a máquina fazia sozinha. Quando comecei a experimentar, apercebi-me que afinal não era bem assim, a máquina tem mais ajustes que podem e devem ser feitos e afinal não era só mudar a cor da linha conforme as necessidades.
Quando comecei realmente a "usar" a máquina de costura, apercebi-me que me faziam falta mais bobines para as linhas do que aquelas que eu tinha (as que tinham vindo com a máquina). 
Comprei umas quantas. 
De vez em quando, pontualmente, tinha problemas com a tensão do fio. Não era fácil acertar e o avesso ia ficando com imperfeições que me faziam desmanchar tudo e começar de novo.
Foram algumas as vezes em que a linha chegou a entrar para o sitio da bobine da máquina e... desmanchar tudo novamente.
O que é verdade é que eu não sabia porque é que isto acontecia de vez em quando. Havia alturas que a máquina cosia perfeitamente, havia outras que parece que estava tudo enguiçado.
Com a mala de ganga isto voltou a acontecer. Quando estava a coser a ultima presilha, a linha ficou de tal forma presa dentro da máquina (no sitio da bobine) que desencaixou o suporte da bobine.

"Agora que estavas a começar a gostar das costuras... estragas a máquina", foi o que eu pensei.

Depois de pesquisar, encontrei um mecânico, não muito longe de casa.
Coisa simples (para ele).
Abriu.
Limpou.
Oleou.
Encaixou a peça no lugar.

O que provocou isto?
As bobines que a minha máquina usa, são das mais pequenas... e algumas das que eu estava a usar não eram das mais pequenas...
Se eu não sabia que havia bobines grandes e pequenas, como é que eu haveria de procurar das pequenas?

Máquina já reparada e afinada...


E por aí, há duvidas de costura?
Ou (e aproveitando a dica da Egléa) há dicas para partilhar?


Um Beijo
Maria



6 comentários:

  1. Maria, há duas outras pequenas coisinhas que nos dão muita dor de cabeça se deixamos de observar:
    1) A caixa da bobina e o entorno devem estar sempre bem limpos pois a poeirinha de tecido que se acumula ali provoca chateações (use um pincel macio para limpar)
    2) As agulhas devem estar sempre quase novas, quando começam a ficar sem ponta também dão problemas (você costurou um tecido grosso, isso desgasta mais a agulha)
    Desculpe se estou a ensinar o "Pai Nosso ao vigário", mas já apanhei muito com estas coisinhas.
    Boa sorte!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  2. Maria, nem sequer percebo o suficiente para chegar a ter dúvidas... :)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Descobri o seu blog à pouco tempo e estou encantada, parabéns pelos seu trabalhos :)
    As dúvidas são nossas aliadas, com elas vamos à procura de esclarecimentos e assim aprendemos mais um pouco.
    As minhas andanças pelo mundo dos trapinhos é recente e recorro várias vezes ao livro de instruções da minha máquina, quando esta solução não resulta desligo a máquina, limpo, oleio,... dou-lhe uns miminhos e volto a tentar, até agora tem resultado :)
    Por curiosidade, o meu primeiro trabalho foram os cortinados da cozinha :) :)
    Desejo-lhe muitas felicidades e continue a presentar-nos com os seus trabalhos.
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Quando comprei a minha primeira máquina de costura (1995) quis saber se havia cursos de costura, na Singer, para aprender a utilizá-la bem. Nada, não havia nada. Por isso pouco lhe mexi, e acontecia-me muitas vezes o fio prender por baixo, ou coser muito bem em cima, e ficar às ondas em baixo. Não fazia ideia do motivo e não percebia nada de tensão do fio... Só anos mais

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria,
    Antes de mais parabéns pelo seu trabalho é sempre um prazer visitar o seu blog!
    Tenho uma Singer que comprei no fim dos anos 90 e no início até funcionava bem, fiz alguns cortinados e almofadas para casa, um dia uma peça saltou do sítio e foi para reparar veio reparada mas nunca mais funcionou bem, tenho feito algumas bainhas de calças de ganga e pouco mais, não é fácil afiná-la teve uma fase que partia agulhas, agora o problema é a tensão da linha de baixo. Tenho que me dedicar a ela um dia para ver se consigo perceber como afiná-la.

    ResponderEliminar
  6. Maria, costumo dizer que "o material tem sempre razão"!

    Quanto à máquina de costura, acho que é importante saber como fazer esses ajustes, saber como funciona a máquina. Na minha Singer velhinha os primeiros pontos ficavam feios do avesso e foi preciso a minha sogra me mostrar que o problema poderia estar no ajuste da tensão da linha. Bastou ajustar isso correctamente e ficou a coser muito melhor. às vezes devíamos perder tempo a costurar numa amostra e perceber a diferença que faz ajustar a largura do ponto ou a tensão da linha!

    Dito isto, eu preguiçosa me assumo! Por mim só mudo bobines e carrinho da linha e escolho o ponto (na brother tenho essa vantagem, de já estar tudo pré-definido consoante o ponto com que vou coser!)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita