quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sabores com memórias






Há sabores que são inevitáveis as memórias que me trazem.
Um momento, um lugar, uma pessoa...

Da Avó N. "ficou" o arroz de tomate, o frango de fricassé, as pataniscas de bacalhau e a aletria. Todos da família podemos tentar igualar, mas os que ela fazia... eram sempre carregados de muito amor.

Da Avó A. há outros sabores que lhe associo, a tomatada (mesmo quando eu dizia que não gostava de tomate), as torradas feitas na brasa e... o café da Avó (de cafeteira). 
Tentei muitas vezes fazê-lo (como ela) mas era difícil "acertar" na medida do café.
Com esta cafeteira já encontrei a minha medida, 2 colheres de café para a medida de água.
E sim, este café da Avó é bebido em chávena XL.
Gosto particularmente dele à noite.



E vocês, que sabores têm guardados nas vossas memórias?  


Um Beijo
Maria





9 comentários:

  1. Maria, que saudades ao ler este post...
    Da minha avó lembro o leite com coqui que ela preparava para mim com todo o amor e as filhós no natal! Ainda hoje preparo a mesma receita todos os anos.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  2. ai...os sabores das avós......eu tenho as melhores memórias dos churros e do chocolate quente que comia em Madrid com a minha avó, e melhor ainda era o chocolate ralado na hora que ela fazia em casa....e da outra avó, o folar de Olhão ainda quentinho....hummm...saudades!!!!

    ResponderEliminar
  3. Sim Maria, e quantos... afinal, sou uma gulosa assumida. Da minha mãe lembro as sardinhas fritas, a rosca; da tia Elpídia o pão de queijo; da tia Mariquinha a "mariquita" (manjar de coco)e, de uma viagem ao interior da Bahia, uma "canjica" de milho verde que, na época comi muuuuuiiiito pois sabia que, nunca mais, iria ter este prazer.
    Adoro um bom café! Huuuuummmmm
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderEliminar
  4. ai que saudades que despertaste com este post... o arroz de alho feito numa caçarola de aluminio muito muito antiga e as torradas com manteiga mesmo manteiga e chá de doce e lima... hum... e da outra avó, os pasteis de bacalhau, o souffle de peixe e o pão de ló a fumegar.. felizmente há 2 anos consegui recuperar a receita do pão de ló e o meu fica quase quase igual :) ai que belos tempos!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu lembro-me do café da minha avó I...e do cheiro da casa, da água da minha avó M. As memórias dos cheiros dizem que são aquelas que menos esquecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheiros... outros que tais!!
      Há cheiros que me levam no tempo.

      Eliminar
  6. Há tantas memórias olfactivas que hoje guardo...
    Principalmente o do pão quente a sair do forno, o da feijoada feita em forno de lenha, o cheiro das chouriças no fumeiro, as farinheiras que se faziam nas matanças de porco!
    O cheiro do café de cafeteira que a minha mãe fazia todos os dias... e das filhós e dos pasteis de batata de doce no Natal!

    ResponderEliminar
  7. Gostava de poder partilhar sabores e cheiros da minha infância, mas só tive uma avó e ela pouco fazia de comida, tinha fama de queimá-la, segundo me contava a minha mãe.Mas passava com ela horas nas tardes de verão, enquanto ela fazia crochet e tricot e eu desenhava. O meu avô paterno era um doce de pessoa e todos os dias perguntava-me se queria um doce, no inverno um ovinho kinder e no verão um gelado, já que ele tinha uma loja. Em casa dos meus pais adorava os carapaus alimados que a minha mãe fazia e peixe frito, hoje pouco faço, detesto o cheiro que fica entranhado em casa.Mas sonho um dia poder proporcionar aos meus filhos memórias dessas que não se esquecem

    ResponderEliminar
  8. Lembranças da avó Vitória: o arroz à valenciana no meu dia de anos, a sopa de legumes com costeleta de borrego quando eu estava doente. Conseguia confecionar pratos de chorar por mais, com poucos recursos sendo confecionados com horas de antecedência para cozinhar com o bico do fogão no mínimo.
    A minha mãe que me perdoe, mas a avó Vitória era a mulher da minha vida, quis o destino, que com a sua partida tivesse recebido outra, a minha filha Vitória.
    A.A.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita