domingo, 18 de novembro de 2012

A pensar no Natal



Muito se tem falado sobre prendas de Natal.
Talvez por eu nunca ter sido dada a grandes extravagâncias, nem mesmo para a minha filha (e o destralhanço dos brinquedos que fiz este ano provou a minha razão), não diga que "este ano é só para as crianças..."
Sempre dei, e vou continuar a dar "uns miminhos" aos meus séniores. Porque afinal, embora goste de dar, também gosto de receber.



Estes miminhos, são preferencialmente coisas feitas por nós.

  

Algumas ideias já feitas ou a fazer:

 * azeite aromatizado - estes são com alecrim, mas também fiz com alho e louro

 * bolachas de manteiga - o ano passado fizeram parte parte dos "cestos" para os tios, e também para alguns meninos. Comprei umas caixas em forma de boneco que enchi de bolachas. Tive a certeza que tinha sido uma boa ideia, quando uma das tias, passado quase um ano, ainda me falou das bolachas!

 * açúcar aromatizado - este na imagem, é uma mistura de açúcar branco, açúcar amarelo, canela em pó e pau de canela. Pode ser oferecido juntamente com uma receita.

 * bolo e chá - esta opção vai este ano para os meus séniores. Consoante o tamanho da forma de alumínio, a "dose" do bolo chega para 2 ou 3, embrulhado em papel celofane, com alguns pacotinhos de chá presos no laço de ráfia...

 * compotas - na foto acima estão as que fiz o ano passado: de tomate e abóbora. Para finalizar o embrulho uma "tampa" em papel craft atada com ráfia e uma etiqueta "gira".
Já outro ano tinha também oferecido umas compotas, dessa vez optei por comprá-las no supermercado, mas fiz-lhes uma "tampa" bordada a ponto cruz.




Outra coisa que gosto de fazer "diferente" são os embrulhos

Gosto dos embrulhos em papel craft, quer seja em sacos (em que algumas vezes a M. faz desenhos) ou em papel e também com "laços" alternativos.

No Natal de 2010, as prendas das "minhas crianças" foram mealheiros (já levavam uma moedinha cada um) dentro de um saco de papel craft em que o "laço" era um cachecol.
Adorei o resultado!

Daqui saíram uns enfeites, que ofereci num "cartucho de castanhas".

Gosto de prendas alternativas.
Gosto de embrulhos diferentes.

Estão são algumas das minhas ideias, e vocês que ideias têm?


Um Beijo
Maria




6 comentários:

  1. Muito original! Bela ideia!


    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu este ano tenho já preparada geleia de marmelo e tenho por finalizar licor de ameixa e de especiarias.Conto ainda fazer cubos de açúcar e tenho uns frascos para encher com chá da minha lúcia-lima.Talvez faça bolachas ou o bolo da lata, ainda não me decidi.
    Depois estou a fazer um cachecol em lérias (conheces?)e para as miúdas vou fazer aventais de tecido.
    Obviamente que vou ter que comprar uma coisinha ou outra, mas quero apressar-me, não gosto de sítios apinhados de gente.
    Obrigada por partilhares as tuas idéias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cachecol em lérias, é aqueles que o "fio" parece uma rede?

      Eliminar
  3. Tenho exactamente a mesma opinião sobre as prendas! E não é por estarmos "em crise", porque já anteriormente tinha o hábito dar lembranças feitas por mim, ou pelo menos, coisas diferentes e úteis (por exemplo, um frasco de mel ou um gel de banho com uma esponjinha).
    Já fiz cachecois, xailes, boleros, mantinhas para aquecer as pernas, botinhas de lã para dormir... Este ano já toda a gente está servida dos meus crochets por isso vou-me dedicar a fazer biscoitos de canela (para mim o Natal sabe a canela!!!) e outros de limão :)
    Tenho certeza que não vai haver reclamações!

    ResponderEliminar
  4. Já no ano passado fiz boa parte das prendas que ofereci.
    Este ano não vai ser diferente. Só que este ano planeei tudo com muito mais tempo. Está tudo decidido, só falta pôr mãos à obra!

    Mas inclui bolachas, sacos para as bolachas, postais handmade (a minha mente pulula de ideias), mantas de crochet para o bebé da família. As compradas são muito específicas... e são coisas que não posso mesmo fazer, senão...

    ResponderEliminar
  5. Ahh, eu amo os presentes "Handmade"!

    Aqui em casa estamos com obras e reforma. A vida está um caos!
    Aí, como estou sem cozinha, sem espaço pra trabalhar, não vou poder fazer nada este ano. Nem árvore de natal terá por aqui. (Mas já vou guardar as ideias para o ano que vem)

    Adorei as tuas ideias! São coisas realmente especiais, com a graça que nenhum presente "pronto" comprado em loja consegue ter.

    Beijão!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita